
A Associação tem participado de forma individual ou em parceria ao longos dos anos em vários projetos temáticos, permitindo adquirir conhecimentos e transferi-los para os proprietários florestais de forma a capacita-los de conhecimento melhorando a rentabilidade das suas áreas florestais.
OBJETIVO:
Agrupamento de Baldios proporcionam fator escala de área e/ou complementaridade de recursos para valorização e melhor exploração de terrenos baldios, conforme previsto na Lei n.º 75/2017, de 17 de agosto – Lei dos Baldios.
AÇÕES:
- Constituição, dinamização e funcionamento das assembleias de compartes;
- Permite, ao seu Baldio, estar devidamente constituído, regularizado e organizado administrativamente;
- Permite, ao seu Baldio, ter o Mapa com os próprios limites;
- Planeamento, ordenamento e gestão florestal;
- Permite, ao seu Baldio, ter a identificação da ocupação do solo, elaboração de Inventário Florestal, Plano de Gestão Florestal e a execução gestão de combustível (limpeza parcial de matos);
- Elaboração de estudos, projetos temáticos e de projetos de investimento;
- Permite, ao seu Baldio, identificar ativos históricos, culturais e etnográficos;
- Permite, ao seu Baldio, identificar dos ativos florísticos e faunísticos de elevado valor ambiental;
- Permite, ao seu Baldio, identificar de percursos de interpretação ambiental/ pedestres/BTT e outros desportos de natureza;
- Permite, ao seu Baldio, abrir oportunidades de outros investimentos;
- Ações de divulgação e sensibilização.
A Associação Florestal do Vale do Douro Norte é a entidade gestor dos seguintes AdB: